A Nostalgia do Desaparecido: Quando Sites Amados Somem da Internet

0:00

Você já se pegou sentindo saudade de um site que acessava sempre em 2013 e, ao tentar visitá-lo novamente, percebeu que ele desapareceu para sempre? Infelizmente, nem tudo que está online é eterno. Quase 40% de todos os sites que estavam disponíveis há 10 anos são impossíveis de serem encontrados hoje. Além disso, 1/4 de todas as URLs que existiram entre 2013 e 2023 desapareceram completamente da internet.

Quer um exemplo? Tente acessar esses sites: clubpenguin.com, orkut.com.br, vine.com, fotolog.com.br. Difícil, né? A gente sabe que é triste…

Esse fenômeno é conhecido como “Decadência Digital”. Pesquisadores cunharam esse termo para descrever o encolhimento do mundo virtual, quando links populares de uma determinada época simplesmente param de funcionar. Entre notícias, artigos da Wikipédia, sites do governo, tweets e redes sociais inteiras, esse movimento faz parte de uma espécie de reciclagem do ambiente online.

Para você ter uma ideia, 8% dos sites que estavam no ar no ano passado já não podem ser acessados. Além disso, 20% dos tweets desaparecem poucos meses após serem postados — seja porque a conta ficou privada, foi suspensa ou deletada.

E qual o impacto disso tudo? Com conteúdos antigos desaparecendo, fica mais difícil verificar informações e encontrar dados confiáveis. Sem evidências disponíveis, crescem as brechas para a divulgação de fake news sobre o passado. Mais de 2 milhões de artigos científicos, páginas de notícias antigas e até decisões da Suprema Corte dos EUA estão com o famoso ERROR 404: Page Not Found.

Se bateu aquela nostalgia e você não está conseguindo encontrar aquele site que tanto amava, saiba que não está sozinho. A internet está em constante transformação, e muitos dos nossos espaços digitais favoritos acabam ficando apenas na memória. Mas quem sabe? Talvez esse seja um lembrete para aproveitar e valorizar o que temos disponível hoje, antes que se perca na vastidão do esquecimento digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *